Anúncio

SUS simplificará tratamento de tuberculose em crianças no ano que vem

Atualmente, menores de 10 anos precisam tomar de dois a três comprimidos por dia. Novo tratamento terá apenas uma droga

10/09/2019 07h35
Por: Redação
Fonte: conteudoms

O Ministério da Saúde anunciou na tarde desta segunda-feira (09/09/2019) que vai simplificar o tratamento de tuberculose em crianças de até 10 anos, com o objetivo de reduzir a taxa de interrupção do procedimento. O órgão prevê que a mudança ocorra a partir do próximo semestre, mas não fixou um prazo nem informou quanto o novo programa vai custar.

Atualmente, crianças de até 10 anos diagnosticadas com tuberculose precisam tomar três comprimidos por dia na fase intensiva intensiva do tratamento e dois na manutenção. “É um tratamento difícil, mas agora vamos trocar por um medicamento apenas, e que é solúvel em água”, explica o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, de cada 10 pessoas que iniciam o tratamento, pelo menos uma abandona os medicamentos. A tuberculose tem cura, mas pode matar se não for tratada. No Brasil, são registradas por ano cerca de 4,5 mil mortes pela doença.

 

A mudança no tratamento infantil deverá beneficiar cerca de 1.500 crianças por ano no Brasil.

Estratégia global

Mandetta anunciou ainda que assumirá ainda neste ano a presidência do conselho da Stop TB Partnership, que é uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) e lidera uma estratégia global para erradicar a doença até 2030. O brasileiro vai substituir o ministro da Saúde da África do Sul no cargo. A candidatura de Mandetta foi apresentada em maio de 2019, na Assembleia Mundial da Saúde, na Suíça, e confirmada agora. “É uma escolha que mostra que o Brasil está no caminho certo”, comemorou o ministro.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias