Anúncio

Para combater fraudes, carteiras de habilitação em MS ganham etapa de validação facial

Medida está disponível desde segunda para primeiras emissões, renovação, mudança ou adição de categoria da CNH

24/09/2019 17h59
Por: Redação
Fonte: mídiamax

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) implementou desde a última segunda-feira (22) etapa de validação facial no processo de emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O procedimento busca combater fraudes, aumentando a segurança dos dados de usuários.

A nova tecnologia torna mais difícil, por exemplo, que estelionatários emitam carteiras com foto falsa e dados da vítima. Além de MS, a validação facial já é utilizada no Espirito Santo, Acre, Pernambuco e Santa Catarina. A previsão é de que até 11 de novembro mais 22 estados adotem o procedimento.

O procedimento de validação facial é usado na identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, de renovação CNH, mudança ou adição de categoria e renovação da CNH.

Antes da autorização de emissão, é feita a coleta e a checagem biométrica junto ao banco de imagens do Renach. Assim, após a tentativa de validação dos dados, quando o índice de similaridade é menor que 90%, o documento é bloqueado.

Dentre os benefícios, estima-se que a etapa de validação facial traz economia para os Detran, já que o procedimento é centralizado. A medida também proporciona a queda de sinistros em decorrência de furto com a utilização de CNH falsa e até mesmo a diminuição do valor das apólices de seguro veicular.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias