Anúncio

Pela nona vez, professora da Capital “antecipa” tema do Enem a alunos

Redação deste ano abordou a democratização do acesso ao cinema, tema abordado nas aulas de setembro pela professora

04/11/2019 06h58
Por: Redação
Fonte: campograndenews

A professora de produção textual Raquel Siufi, 42 anos, pode ser considerada uma “eneacampeã”: em setembro deste ano, ministrou aula a estudantes enfocando a importância do cinema e a democratização da cultura, antecipando, pela 9º vez, o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

“Nós acertamos, ainda bem!”, comemorou Raquel, que já recebeu várias mensagens de alunos, contentes por terem se preparado para o tema. Este ano, a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” foi o tema escolhido. “Eles estavam com conteúdo na ponta da língua”.

Os alunos do curso ministrado por Raquel estudaram a importância do cinema, com abordagem sobre a democratização do acesso à cultura, o entretenimento como ferramenta de transformação e inclusão social e a contribuição social da arte.

A professora diz que acreditou que o tema poderia ser um dos escolhidos, em decorrência da importância da cultura. “É fundamental para que a sociedade seja sadia, é capaz de tornar um cidadão melhor”, avaliou.

Além da importância do cinema, Raquel também trabalhou outros temas que poderiam ter sido abordados, com base no perfil nacionalista do governo Jair Bolsonaro: sendo o primeiro Enem desta administração, a aposta era de temas menos polêmicos e que não tivessem peso ideológico tão incisivo a ponto de causar divergências de opinião.

Histórico – esta é a 9º vez que Raquel antecipa o tema da redação. Os acertos começaram em 2009: “o indivíduo frente à ética nacional”. No ano passado, antecipou também antecipou, apostando em aulas que acabaram tratando do assunto escolhido, “a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Na página em rede social, a professora comemorou o acerto, recebendo cumprimento de colegas e alunos. “Valeu, Enem 2019! Que venha 2020”, escreveu.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias