Anúncio

Carga de agrotóxicos tomba e empresa é multada em R$ 139 mil por poluição

A pena é de seis meses a um ano de detenção, caso donos da transportadora sejam condenados pelo crime

05/11/2019 06h39
Por: Redação
Fonte: campograndenews

Uma transportadora com sede em Paulínia (SP) foi multado em R$ 139 mil, por poluição do solo com agrotóxicos, depois que um caminhão tanque da empresa tombou nesta segunda-feira (04) na rodovia MS-359 em Costa Rica, cidade a 305 quilômetros de Campo Grande.

O veículo saiu de Cuiabá (MT) com destino a uma outra filial da empresa e estava carregado com embalagens de agrotóxicos do tipo granulado e concentrado, que escorreram pelo acostamento, poluindo o solo e parte da vegetação.

Depois do acidente, o motorista, de 49 anos, não acionou os órgãos competentes para a retirada do caminhão e do produto, conforme obriga a ficha de emergência que acompanha o transporte dos produtos. Além disso, a empresa proprietária do caminhão orientou inadequadamente o motorista a contratar mão-de-obra não especializada para ajudar na desobstrução da rodovia, expondo os trabalhadores aos riscos do contato com os produtos perigosos.

A transportadora foi autuado e multada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e os responsáveis poderão responder por crime culposo de poluição. A pena é de seis meses a um ano de detenção.A empresa foi notificada a realizar a remoção do material contaminante e a recuperação da área degradada, apresentando os resultados à PMA, que em seguida encaminhará os documentos ao Ministério Publico, depois de vistoria, para constatação da recuperação.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias