Epidemia Dor
covid

Doses da vacina pentavalente chegam a Mato Grosso do Sul neste sábado

O estado receberá 15 mil doses, que serão distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde aos municípios na próxima semana

11/01/2020 07h54
Por: Redação
Fonte: Conteudoms
112

Após o anúncio do Ministério da Saúde da regularização do estoque, 15 mil doses da vacina pentavalente chegarão a Mato Grosso do Sul na tarde desta sexta-feira (10). Segundo a SES (Secretaria Estadual de Saúde), as doses serão encaminhadas aos municípios na próxima semana.

 

Em Mato Grosso do Sul o estoque estava zerado. Em Campo Grande a última remessa regular foi recebida em novembro do ano passado, mas de acordo com informações da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), a quantidade não foi suficiente para abastecer a demanda reprimida.

 

A oferta da vacina esteva irregular devido a problemas com o fornecedor. As doses são adquiridas via OPAS (Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde) porque não existe laboratório produtor da vacina no Brasil.

 

Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, na época, não havia disponibilidade imediata.

 

Pentavalente - A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar as doses aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.