GOVERNO ESTADUAL - MODELO DE GESTÃO - ESTADO - MARÇO

Duas mil doses da vacina pentavalente devem chegar aos postos até quinta

egundo a Sesau antes de ser distribuídas, as doses precisam ser lançadas e liberadas

14/01/2020 11h13Atualizado há 4 anos
Por: Redação
Fonte: Conteudoms

As duas mil doses da vacina pentavalente, reservadas para o município de Campo Grande, chegarão aos postos de saúde da Capital até quinta-feira (16), segundo estimativa da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública).

 

As doses chegaram a Mato Grosso do Sul na última sexta-feira (10), um dia depois do anúncio de regularização do estoque do Ministério da Saúde. De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o Estado recebeu 15 mil doses. Segundo a Sesau antes de ser distribuídas, as doses precisam ser lançadas e liberadas.

 

Estoque - Em Mato Grosso do Sul o estoque estava zerado. Em Campo Grande a última remessa regular foi recebida em novembro do ano passado, mas de acordo com informações pasta, a quantidade não foi suficiente para abastecer a demanda reprimida.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a oferta esteva irregular devido a problemas com o fornecedor. As doses são adquiridas via OPAS (Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde). Não existe laboratório produtor da vacina no Brasil.

 

Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, na época, não havia disponibilidade imediata.

 

Pentavalente - A vacina pentavalente é a combinação de cinco vacinas individuais em uma e garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. As crianças devem tomar as doses aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.