epidemia falta de atitude

Com adequação até dezembro de 2021, diploma digital reduz tempo de espera de 90 para 15 dias

A partir de 2022 todas Instituições de Ensino Superior - IES já irão fornecer aos graduados diplomas digitais, armazenados em nuvem e com fácil acesso por meio do QR Code, uma inovação que traz múltiplos benefícios para os alunos e para as instituições, significando segurança, economia e agilidade.

07/02/2020 11h59
Por: Redação
Fonte: Infinito comunicações
52

A Fecomércio-MS, que integra a rede  Certisign em Mato Grosso do Sul, oferece o serviço às instituições de ensino superior, além de emissão do certificado digital E-CPF e E-CNPJ  e também certificado de origem. O atendimento é na sede da entidade, em Campo Grande, no novo prédio da Fecomércio e Senac em Corumbá, no Sindicato do Comércio Varejista de Dourados e prédio integrado do Sesc e Senac e Fecomércio de Ponta Porã.

 

“Os benefícios do diploma digital são para instituições privadas e públicas que aderem quanto para os acadêmicos, otimizando o tempo na comunicação com o MEC, economia de 70% no papel e a segurança das informações”, explica a gerente do Departamento Comercial da Fecomércio-MS, Audrea Cortes.

 

Audrea explica que as informações do acadêmico são todas armazenadas em nuvem a partir do ingresso na faculdade. “Hoje o diploma, em manual, demora para em torno de 90 dias para chegar ao aluno, com o diploma digital esse prazo será abreviado para em até 15 dias”.

 

No dia 11 de março de 2019, o Ministério da Educação publicou em Diário Oficial a Portaria Nº 554, que trata da emissão e o registro de diploma de graduação, por meio digital, pelas Instituições de Ensino Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino, com prazo de 24 meses para adequação. E no dia 10 de dezembro o MEC fez o lançamento oficial do Diploma Digital, informando o prazo de adesão até dezembro de 2021 para instituições públicas e privadas.

 

A validade jurídica do diploma digital se dá mediante a assinatura com certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais - PBAD.

 

Desta forma, as instituições de ensino superior precisam adotar tecnologias que permitam verificar, a qualquer tempo, sua validade jurídica em todo território nacional, garantindo permanentemente sua legalidade,  autenticidade, integridade, confiabilidade, disponibilidade, rastreabilidade, irretratabilidade,

privacidade e interoperabilidade. É dispensada a assinatura digital do diplomado.

 

Serviço – A Fecomércio está localizada na rua Almirante Barroso, 52, bairro Amambai. Mais informações por meio do telefone 3311-4440.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.