Tarde Demais

Farmácias só aplicarão vacina contra a gripe em idosos; confira os locais

Até agora, são 35 estabelecimentos listados para receber a demanda a partir de terça-feira, mas número deve aumentar

22/03/2020 11h52Atualizado há 1 semana
Por: Redação
Fonte: campograndenews
95
Farmácias Droga 10 vão vacinar a partir de terça-feira (24); na foto, unidade da Bandeirantes com a Salgado Filho (Foto: Kísie Ainoã) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Farmácias Droga 10 vão vacinar a partir de terça-feira (24); na foto, unidade da Bandeirantes com a Salgado Filho (Foto: Kísie Ainoã) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

As farmácias já selecionadas para a prefeitura para realizarem a vacinação contra a gripe este ano só farão a aplicação em idosos. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o uso desses locais é para evitar aglomerações nos postos de saúde e separar essas unidades para atendimento exclusivo no combate ao novo coronavírus.

 

Arte: Ricardo Gael

Proprietária da rede de farmácias Droga 10, Kelly Cristina Franco do Prado Guimarães, ela afirma que vê como muito positiva a participação dos estabelecimentos comerciais na vacinação. “Nosso objetivo é levar esse atendimento com qualidade para as pessoas serem vacinadas com segurança”, destacou.

De acordo com a Sesau, as farmácias também devem se organizar para que não haja aglomeração. E, se necessário, até limitar o acesso de pessoas.

Além das drogarias, dez tendas serão instaladas ao lado de UBS (Unidades Básicas de Saúde) e UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família), conforme lista abaixo. 

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Este ano a campanha de vacinação está começando com um mês de antecedência por decisão do Ministério da Saúde. O Dia D de mobilização nacional será realizado no dia 9 de maio e término da campanha está previsto para o dia 22 de maio. 

Segundo o Ministério, a antecipação da campanha tem dois objetivos: o primeiro deles é facilitar e acelerar o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado com casos de influenza.

 

Meta - Na primeira fase da campanha a meta é vacinar 26 mil idosos e trabalhadores de saúde.  Na segunda fase, que abrange professores, profissionais de força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais a meta é 13 mil pessoas.

 

A terceira e última fase que abrange crianças de 6 meses  a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indigenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos a meta é de pouco mais de 27 mil pessoas, totalizando 67 mil. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.