Tarde Demais

BOLETIM: governo mantém 21 casos confirmados de coronavírus em MS

23/03/2020 20h29
Por: Redação
Fonte: Conteudoms
80

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou, nesta segunda-feira (23), que manteve em 21 o número de casos confirmados, em Mato Grosso do Sul. Destes, 19 são em Campo Grande, um em Sidrolândia e um em Ponta Porã. Até agora, foram 300 casos notificados, 70 casos suspeitos estão em investigação, sendo 48 na Capital.

 

Anastácio, Corumbá, Dourados, Naviraí, São Gabriel do Oeste e Sete Quedas possuem dois casos suspeitos cada.

 

Em Aquidauana, Bandeirantes, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo e Rio Brilhante, apenas um caso é investigado por município.

 

Deste total, 198 foram descartados e 11 excluídos.

 

O Ministério da Saúde informou, ontem, 25 mortes pelo vírus. Além disso, declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária

 

ÓBITOS

 

Ainda não há registros de mortes pelo vírus em Mato Grosso do Sul, mas a SES (Secretaria de Estado de Saúde) definiu diretrizes para o manejo dos casos de óbito de pessoas com coronavírus (Covid-19) – infecção suspeita ou confirmada.

 

Conforme divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta segunda-feira (23), é considerado caso confirmado aquele que teve diagnóstico da infecção pelo Covid-19 por exames laboratoriais. Já o caso suspeito é aquele que tenha apresentado síndrome respiratória aguda grave ou com histórico clínico compatível com a infecção.

 

Os casos de óbito com confirmação laboratorial da infecção deverão ter a Declaração de Óbito preenchida com “Infecção por Coronavírus – Covid-19” como causa básica do óbito.

 

Já em casos de óbito com infecção suspeita, o material biológico deverá ser coletado para a realização de exames no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de MS) ou em outro laboratório designado pela SES.

 

Nos casos de óbito com infecção suspeita está autorizada a realização de autopsia verbal, mediante a aplicação de questionário a ser disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, ainda segundo publicado no Diário Oficial do Estado.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.