coronavirus2

Hospital Regional de Ponta Porã (MS)reorganiza Pronto-Socorro para casos suspeitos de Coronavírus

A partir deste sábado (04), pacientes com sintomas respiratórios e suspeitas de Covid-19 entram pelo Pronto-Socorro; demais urgências e emergências são atendidas pela entrada da recepção social

05/04/2020 10h56
Por: Redação
Fonte: Hospital Regional de Ponta Porã (MS)
109

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), acaba de reorganizar o fluxo de atendimento. A partir deste sábado (04/04) as urgências e emergências serão atendidas no acesso da recepção social pela rua Baltazar Saldanha, bairro Jardim Ipanema. Pacientes com sintomas respiratórios e suspeitas de Covid-19 serão atendidos no Pronto-Socorro, que mantém acesso pela rua Walter Avelino. A medida tem intuito de isolar pacientes contaminados, prevenir a disseminação do vírus e preservar a segurança dos pacientes. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul.

 

 

 

“Urgências e emergências de pacientes sem sintomas respiratórios e parturientes serão triadas na carreta da saúde e atendidos na recepção social. Os pacientes com sintomas de Covid-19 e desconforto respiratórios serão atendidos no Pronto-Socorro, inclusive gestantes que apresentarem sintomas respiratórios”, explicou o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

 

 

Sintomas leves e intercorrências básicas são atendidas prioritariamente nas unidades básicas de saúde ou pelo Centro Regional de Especialidades Dr. João Kayatt, localizado na região central da cidade.

 

 

 

“Contamos com a população para o uso consciente do sistema de saúde. A rede de atenção básica está bem estruturada para receber intercorrências básicas. Por isso, é importante vir ao hospital somente em uma urgência ou emergência”, ressaltou o diretor-geral.

 

 

 

Os horários de visita ainda estão suspensos, por tempo indeterminado, para evitar circulação elevada de pessoas na unidade de saúde.

 

 

 

Carretas da Saúde - O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto conta com duas carretas da saúde para auxiliar nos casos suspeitos de Coronavírus. As unidades móveis foram disponibilizadas pela Prefeitura de Ponta Porã e Secretaria Municipal de Saúde e vão dar suporte ao novo fluxo de atendimentos aos pacientes. Uma carreta é destinada para triar pacientes com sintomas de Covid-19, tais como: tosse, febre, dor de garganta, espirro, coriza e falta de ar. A outra realiza triagem de pacientes com outras urgências e emergências.

 

 

 

Referência – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado, conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na microrregião para o tratamento dos casos de Covid-19. A unidade adequou setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva com capacidade para 10 leitos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.