coronavirus2

SUS é universal, diz Resende ao admitir que MS interna pacientes de outros Estados

Secretário disse que Saúde 'não pode virar as costas para irmãos'

21/05/2020 12h39
Por: Redação
Fonte: midiamax
40

Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende admitiu nesta quinta-feira (21) que o Estado pode internar pacientes de outros Estados com a pandemia do novo coronavírus no país, por ainda ter baixo índice de ocupação de leitos.

A pergunta foi feita por uma moradora que assistia a transmissão ao vivo do boletim epidemiológico da Covid-19. “O SUS é universal. Não devemos barrar ninguém que queira salvar vidas. Nós temos pacientes de outros Estados aqui, assim como outros Estados têm pacientes de Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso, por exemplo, tem morador de Nova Andradina internado em UTI”, comentou.

O secretário também alertou que países vizinhos, como o Paraguai e a Bolívia, podem vir a precisar de ajuda com internações no Estado. “Estamos preparados para atender a nossa gente. Mas, se precisar, vamos atender aos nossos irmãos. O mais importante é preservar vidas”, destacou.

Mesmo que Mato Grosso do Sul seja o Estado brasileiro com menor incidência de casos, é preciso seguir atento, mantendo distância social, lavando as mãos constantemente e usando máscaras nas ruas. Sempre que possível, é preferível ficar em casa porque cerca de 60% dos portadores do Covid-19 não tem nenhum sintoma, mas podem contaminar outras pessoas, principalmente idosos, complicando a saúde dos mais vulneráveis, que podem chegar a óbito após serem contaminados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.