Epidemia Dor

Deputados aprovam obrigatoriedade de exames de sanidade mental em concursos da Polícia em MS

Candidatos que quiserem ingressar na carreira através de concurso público, precisarão passar por avaliação psicotécnica

18/08/2020 12h57
Por: Redação
Fonte: midiamax
96
Deputados aprovaram quatro projetos de lei. (Wagner Guimarães, Alems)
Deputados aprovaram quatro projetos de lei. (Wagner Guimarães, Alems)

Os deputados estaduais aprovam projeto de lei tornando obrigatório exames psicotécnicos e de sanidade mental a candidatos que prestarem concursos públicos para Polícia Civil e Militar em Mato Grosso do Sul. 

Em sessão nesta terça-feira (18), o projeto de lei de autoria de Evander Vendramini (PP) passou pela segunda votação e agora segue à sanção. Segundo a proposta, os exames têm caráter eliminatório e deverão ser feitos pelos candidatos que quiserem ingressar na carreira policial.

Conforme a justificativa apresentada, em virtude de a função do policial civil e militar requerer uso de armamento letal e não letal, bem como a tomada de decisão em momentos de extrema tensão, dentre outros, será considerado inapto e, consequentemente, desclassificado do concurso, o candidato que não apresentar as características necessárias para o exercício da graduação, e que apresentar, por exemplo: trações patológicos de personalidade, agressividade. Impulsividade inadequada e controle emocional inadequado.

Outros projetos aprovados

Foram aprovados também nesta terça-feira, mais três projetos de lei. Um deles trata sobre ingresso gratuito e ex-atletas profissionais em competições esportivas. A proposta de Jamilson Name (sem partido) e Herculano Borges (SD) segue para sanção.

Também foi aprovado projeto que cria a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil, a ser realizada, anualmente, em outubro. A ideia é sensibilizar a sociedade sobre o tema, disseminando informações, quebrando o silêncio e diminuindo o tabu.

Em discussão única, o Projeto de Lei 80/2020, do deputado Barbosinha (DEM), institui denominação histórica aos batalhões, esquadrão, companhias independentes e escolas da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.