corona virus exemplo

Aprovado projeto que garante sessão de cinema adaptada para autistas

Salas de cinema terão que garantir ao menos uma sessão mensal para autistas em MS

29/10/2020 14h18
Por: Redação
Fonte: campograndenews
39
Sala de cinema em Campo Grande (Foto: Arquivo - Campo Grande News)
Sala de cinema em Campo Grande (Foto: Arquivo - Campo Grande News)

Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que obriga as empresas que tenham salas de cinema no Estado, a promover no mínimo uma sessão mensal adaptada para pessoas com autismo ou que tenham deficiências que provocam “hipersensibilidade” sensorial. 

Estas sessões deverão ter luzes levemente acesas, volume de som reduzido e sem exibição de trailers ou propagandas comerciais. Durante a exibição dos filmes, os familiares e acompanhantes que comprarem ingressos podem ter acesso irrestrito a sala, podendo entrar e sair ao longo do filme. 

“A participação de pessoas com espectro autista em cinemas é um verdadeiro desafio, pois  a hipersensibilidade auditiva e visual, a necessidade de permanecer sentado por um longo tempo tornam difícil assistir a uma sessão convencional de cinema”, descreveu o autor, o deputado José Carlos Barbosa (DEM).

Capacitação - As empresas devem realizar treinamento em seus funcionários para atendimento adequado a este público, podendo ter auxílio de entidades que já trabalham neste área, na escolha dos filmes, horários e características para estas sessões adaptadas.

Após a lei ser publicada, as empresas terão um prazo de 120 dias para se adequar as medidas e depois se descumprirem as regras, poderão pagar multa de 100 uferms (R$ 3.314,00), que pode ser dobrada em caso de reincidência.

A proposta ainda precisa passar por segunda votação, antes de passar pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode vetar ou sancionar a matéria.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.