estado que cresce

Governo entrega “hospital sobre rodas” ao Corpo de Bombeiros da Capital

A nova unidade contará com uma equipe de bombeiros, além de médicos, enfermeiros e motoristas

06/04/2021 18h28
Por: Redação
Fonte: campograndenews
52

O governo de Mato Grosso do Sul, entregou na tarde desta terça-feira (06), a primeira Ursa (Unidade de Resgate e Suporte Avançado) ao Corpo de Bombeiros. A unidade será operacionalizada por uma equipe do bombeiros militares, composta por 12 médicos, enfermeiros e condutores.

De acordo com o médico do Corpo de Bombeiros, Carlos Sanches, a viatura de suporte avançado dará suporte pré-hospitalar, na remoção e no tratamento rápido de lesões potencialmente fatais, como no atendimento de vítimas graves de acidentes de trânsito e outas ocorrências que envolvam risco de morte.

“O atendimento com nova unidade será feito via ciops, como já é feito na corporação, só que agora temos a ambulância avançada, o médico do corpo de bombeiros e enfermeiros vão junto para a ocorrência, atende e faz todo o procedimento que tem dentro de um hospital em suporte avançado. A unidade possui materiais para resgate e para suporte a vida”, explicou o médico que compõe o quadro do Corpo de Bombeiros.

Governador Reinaldo Azambuja durante cerimônia de entrega da nova unidade de suporte avançado ao Corpo de Bombeiros (Foto: Henrique Kawaminami)

Governador Reinaldo Azambuja durante cerimônia de entrega da nova unidade de suporte avançado ao Corpo de Bombeiros (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, que participou da cerimonia de entrega da viatura, a unidade concretiza um sonho antigo da corporação.

“É como se funcionasse um hospital de apoio móvel para acidentes incêndios e grandes ocorrências que possam haver. Os médicos trabalharão em regime de plantão, sendo os 12 médicos com equipes de enfermeiros, motoristas e bombeiros. É a primeira que a gente entrega de outras que virão”, garantiu o governador.

A ideia inicial é utilizar a unidade apenas em Campo Grande, mas de acordo com Azambuja, futuramente o serviço poderá ser ampliado outras localidades do interior do estado.

A viatura URSA, apoiará a Secretaria de Estado de Saúde (SES), e ficará baseada no quartel central do Corpo de Bombeiros, na Rua 14 de Julho. O acionamento da unidade será possível pelo método das demais, através de ligação para o número 193, conforme a gravidade da ocorrência. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.