Banner MS CRESCE MUNICÍPIOS 1
Banner MAIS SOCIAL (EM ANEXO)

Portaria autoriza contratação de 95 brigadistas contra incêndios no Pantanal

Contratos poderão ser assinados a partir de maio, válido por seis meses, sendo 1,6 mil no País

04/05/2021 10h06
Por: Redação
Fonte: campograndenews
73
Equipe do Prevfogo em atuação nos incêndios floretais no Pantanal, no ano passado (Foto/Divulgação)
Equipe do Prevfogo em atuação nos incêndios floretais no Pantanal, no ano passado (Foto/Divulgação)

Portaria autoriza a contratação de 1.659 integrantes das equipes de brigadistas que irão combater os incêndios florestais, este ano, no Brasil. Deste total, 95 serão destinados a Mato Grosso do Sul, sediados na região do Pantanal e, especificamente, em aldeias indígenas no estado.

A portaria foi publicada hoje no Diário da União, assinada de forma conjunta pelos ministérios da Economia e do Meio Ambiente, sendo autorizativa para contratação via Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Renováveis).

Os contratos poderão ser assinados a partir de maio, sendo válido por prazo de seis meses. A portaria não discrimina para quais estados os brigadistas serão destinados, apenas relata divisão por função, entre brigadistas, chefes de esquadrão e gerentes estadual e federal.

Em Mato Grosso do Sul, segundo o coordenador do Prevfogo em MS, Márcio Yule, serão 30 brigadistas para apoio nos trabalhos em Corumbá e 60, dividido em 4 equipes nas aldeias indígenas de Alves Barros e São João (kadiwéu) e Limão Verde e Taunay-Ipeque (terena). Na TI Alves de Barros, o contingente será de 18 pessoas, incluindo agentes de manejo integrado de fogo.

Além dos grupos de trabalho direto, MS terá ainda mais dois supervisores sediados em Campo Grande e Corumbá, totalizando os 95 para o Estado.

Yule explica que, além da ação, governamental, parceiros estão se mobilizando para enfrentar os incêndios florestais que fatalmente voltarão a acontecer no período de estiagem. “É preciso ter estrutura organizada, montar sistema de apoio que possa fazer o primeiro combate”.

Desde o começo de abril, equipes do Prevfogo e da SOS Pantanal iniciaram cadastramento para iniciar a capacitação de mais de 100 pessas no combate ao fogo. O treinamento envolve funcionários, ribeirinhos e comunidades indígenas de Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.

Também há capacitação feita por equipes do Corpo de Bombeiros em parceira com o sindicato rural de Corumbá, além de trabalhos já desenvolvidos desde o ano passado com outros parceiros, como IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ecoa – Ecologia em Ação e o Ipê (Instituto de Pesquisa Ecológica).

No ano passado, os incêndios florestais destruíram cerca de 4 milhões de hectares no Pantanal. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.