Banner MS CRESCE MUNICÍPIOS 1
Banner MAIS SOCIAL (EM ANEXO)

Skatista de Campo Grande vai competir nos EUA para disputar vaga nas Olímpiadas

O jovem passará por uma qualificatória nos Estados Unidos e outra na Itália

04/05/2021 15h03
Por: Redação
Fonte: midiamax
61
Eduardo Neves é o segundo melhor colcoado no ranking nacional armador. - (Foto: Divulgação/Fundesporte)
Eduardo Neves é o segundo melhor colcoado no ranking nacional armador. - (Foto: Divulgação/Fundesporte)

O skatista campo-grandense, Eduardo Neves, 18 anos, irá disputar o ‘Dew Tour’, a penúltima seletiva para os Jogos Olímpicos 2021, em Tóquio, no Japão. A competição qualificatória, que conta pontos para o ranking mundial, acontecerá de 17 a 23 de maio, em Des Moines, nos Estados Unidos.

O atleta é o número dois no ranking nacional armador, modalidade street. Ele está na corrida olímpica nacional há dois anos e é um dos nomes cotados para representar o Brasil no evento.

Além da etapa estadunidense, Neves participará do Campeonato Mundial de Skate Street, na Itália, entre os dias 31 de maio a 6 de junho. A competição na Europa terá peso maior e garante vaga direta para Tóquio aos que alcançarem o pódio.

“Quando comecei a andar de skate, nunca passou pela minha cabeça a chance de poder representar Mato Grosso do Sul e meu país nas Olimpíadas. Isso, sem dúvida, é muito gratificante. Vou dar meu melhor, focado, para estar 100% nas duas competições”, disse o jovem.

A ASMS (Associação de Skate de Mato Grosso do Sul) solicitou apoio à Fundesporte para que o atleta pudesse participar do Dew Tour, nos Estados Unidos.

O critério de classificação dos skatistas para Tóquio-2021 é o seguinte: estar entre os 20 melhores do ranking da World Skate (Federação Internacional de Skate), com limite de três vagas por país, tanto no gênero feminino quanto no masculino.

O país-sede, no caso o Japão, tem uma vaga assegurada. Segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), caso um continente não esteja no top 20, o skatista mais bem ranqueado vai a Tóquio. O prazo para classificação é 29 de junho.

Resultados expressivos

Em 2019, Neves ficou em quinto lugar, no estilo street, no STU Qualifying Series, em São Paulo (SP), maior competição de skate do Brasil. A classificação rendeu convite da CBSk (Confederação Brasileira de Skate) para competir pelo quadro de skatistas profissionais.

No ano seguinte, também na capital paulista, terminou na terceira colocação do evento, colocando as manobras no pé junto aos melhores do país. No STU National 2021, realizado em janeiro, em Criciúma (SC), garantindo a medalha de prata.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.