MS que cresce junho

Cidade Empreendedora: Prefeitura de Porto Murtinho e Sebrae/MS formalizam contratação do programa

Município, que integra Rota Bioceânica, irá receber ações para impulsionar o desenvolvimento local. Solenidade de adesão acontece no dia 17

14/05/2021 17h49
Por: Redação
Fonte: agenciasebrae
102

Na próxima segunda-feira (17), a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho e o Sebrae/MS assinam contrato para a execução do programa Cidade Empreendedora no município. Com protocolos de biossegurança, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, a solenidade será realizada no Restaurante Vicari, em Porto Murtinho, às 12h. 

O programa Cidade Empreendedora, em parceria com a prefeitura, visa promover a transformação da economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Como Porto Murtinho é considerado um município de grande relevância em Mato Grosso do Sul, principalmente, por fazer fronteira com o Paraguai e integrar a Rota Bioceânica, a iniciativa vem como ferramenta para ajudar a cidade a se estruturar e conseguir atender as novas demandas que irão surgir a partir do funcionamento do corredor rodoviário. A rota vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico e permitir o escoamento da produção para o mercado asiático com competitividade e menor tempo. 

Para fortalecer o comércio local, uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário que, em Porto Murtinho, representam 83% da densidade empresarial, de acordo com dados da Receita Federal do último ano. Já a outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de desburocratizar processos e melhorar o ambiente de negócios. 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck. 

Neste ano, além de Porto Murtinho outros já 18 municípios de Mato Grosso do Sul aderiram ao Cidade Empreendedora. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o programa é promover o crescimento de cada um desses municípios. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio. 

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora. 

Serviço

Assinatura de contrato Cidade Empreendedora – Porto Murtinho

Data: 17-05-2021 (Segunda-feira)

Horário: 12h

Local: Restaurante Vicari Caminho dos Andes - BR 267, Quilômetro 6

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.