MS que cresce junho

Secretário diz que MS vai vacinar até de madrugada se vierem doses da Janssen

Estados começam a disputar as doses da Janssen que tem prazo de validade só até 27 de junho

09/06/2021 13h24
Por: Redação
Fonte: campograndenews
188

Mato Grosso do Sul está disposto a vacinar até durante a madrugada, caso o Ministério da Saúde aceite proposta dos municípios de Mato Grosso do Sul, que pediram doses da vacina fabricada pela Janssen suficientes para imunizar 100% da população com mais de 18 anos no Estado.

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende, avisou que na tarde de hoje o governo estadual vai reforçar o pedido de remessa da vacina, que é aplicada em apenas 1 dose. A solicitação foi feita por ofício, assinado pelo presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Rogério do Santos Leite, secretário de Saúde em Corumbá, e encaminhada ontem (8) ao ministro Marcelo Queiroga.

Cerca de 3 milhões de doses da vacina da Janssen devem chegar ao Brasil na semana que vem, mas com prazo de validade até 27 de junho.  "Assumimos o compromisso de aplicar todas essas doses em apenas 5 dias...para fazer de Mato Grosso do Sul um estudo da eficácia dessa vacina, que é aplicada em apenas 1 dose", afirmou Geraldo Rezende.

Até agora, o Ministério da Saúde informou apenas que só as capitais devem imunizar com a Janssen, que ainda não havia sido comprada pelo Brasil.

O Conselho de Secretarias defende que chegue a todo Mato Grosso do Sul, que tem baixa densidade demográfica (quantidade de habitantes por metro quadrado) e logística de distribuição de doses que já se mostrou eficaz, demostrada pelo percentual de 96,67% das vacinas recebida aplicadas.

Como o imunizante é importado, o Brasil terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses. Tanto conselho, quanto governo estadual, apostam no esquema bem sucedido de distribuição em Mato Grosso do Sul, o que possibilitaria a entrega de 100% Das doses em até 12 horas a todos os 79 municípios.

Remessa garantida - Na madrugada dessa quinta, por volta de 1h, chegam mais de 51 mil doses da Astrazeneca, que serão distribuídas partir das 7h aos municípios para retomada da imunização por faixa etária.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.