MS que cresce junho

Governo Federal reduz despesas com pessoal pela primeira vez desde 2009

11/06/2021 07h13
Por: Redação
Fonte: agenciabrasil
86

O governo federal registrou redução no gasto com pessoal pela primeira vez desde 2009. O levantamento do Tesouro divulgado nesta quinta-feira (10) mostra que a folha de pagamentos caiu de R$ 286,4 bilhões em 2019 para R$ 285,3 bilhões em 2020.

O valor gasto com salário de servidores em 2020 foi o mais alto, de 43,8%, em relação à Receita Corrente Líquida. 

 “A situação pode ser explicada pela redução momentânea da RCL, que como foi exposto na seção anterior, foi causada pela necessidade de auxílio aos entes no contexto da pandemia”, diz o documento do Tesouro Nacional.

Para reduzir as despesas com salários, o Ministério da Economia reduziu ainda a taxa de reposição de servidores aposentados e digitalizou os principais serviços públicos. A redução da despesa com pessoal é um dos pilares da agenda da equipe de Paulo Guedes.

 Como contrapartida às transferências de recursos para estados e municípios para o combate à pandemia da covid-19, o Congresso aprovou, a pedido do governo, a proibição de reajustes de servidores das três esferas até o fim de 2021.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.