Sanesul Outubro

Bonito inaugura primeiro museu subaquático de água doce do mundo

Atração conta com 12 estatuas feitas de malha de arame inoxidável e cimento pH neutro. Artistas da região de Bonito são os responsáveis pelas obras que ficam um lago da Nascente Azul.

21/10/2021 18h38
Por: Redação
Fonte: g1MS
107

A cidade de Bonito, conhecida como um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil, inaugurou o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. A nova atração fica em um lago de água cristalinas na Nascente Azul foi aberta ao publico no último dia 9 e conta com 12 estatuas feitas de malha de arame inoxidável e cimento pH neutro. (Assista o vídeo acima).

O museu subaquático está instalado em um lago com cerca de 4 mil m² e 4 metros de profundidade, onde já acontece a atividade do mergulho com cilindro. O lago possui águas correntes vindas direto da nascente e abriga uma rica biodiversidade aquática, com peixes de diferentes espécies, como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros.

Conforme a empresa responsável pela atração, a ideia do projeto foi criar um espaço em que os artistas locais pudessem se expressar através de suas obras de arte. Na primeira exposição, as estátuas submersas vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. O complexo de ecoturismo criado há mais de 10 anos, a Nascente Azul, tem um forte trabalho de sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

Atração conta com 12 estatuas submersas em lago de Bonito (MS). — Foto: Museu Subaquático de Bonito/Divulgação

Ainda de acordo com assessoria da empresa, as obras de arte se integram à natureza já existente no lago, servindo de abrigo para os peixes. Por sua vez, o ecossistema local e a própria água, que possui uma alta concentração de calcário, vão aos poucos transformar essas peças. As estátuas serão lapidadas de forma única pela natureza, criando obras de arte ainda mais exclusivas, trabalhadas em conjunto pelo ser humano e pelo meio ambiente.

Para conhecer o museu subaquático, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro, uma das experiências já oferecidas na Nascente Azul. É o único mergulho do Brasil certificado emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

Conforme a empresa, o mergulho na Nascente Azul, por ser realizado em um ambiente controlado, não requer nenhum tipo de curso ou certificado prévio e é indicado inclusive para iniciantes. Os grupos, compostos por até quatro pessoas, são acompanhados por um instrutor credenciado e crianças a partir de 10 anos já podem mergulhar.

Nascente Azul (Bonito - MS) — Foto: Daniel De Granville/Arquivo Pessoal

Nascente Azul (Bonito - MS) — Foto: Daniel De Granville/Arquivo Pessoal

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.