Sanesul Outubro

Anvisa autoriza inclusão de 3ª dose na bula da vacina da Pfizer

24/11/2021 17h41
Por: Redação
Fonte: gazetabrasil
37

Na tarde desta quarta-feira (24), a área técnica da Anvisa aprovou a inclusão da dose de reforço (3ª dose) na bula da vacina da Pfizer (Comirnaty) contra a Covid-19 em pessoas maiores de 18 anos.

A administração do imunizante deve ser feita após, pelo menos, 6 meses do esquema vacinal completo. O pedido de alteração na bula foi feito pela farmacêutica em setembro.

“Nós vamos fazer uma aprovação condicional dessa utilização da dose de reforço”, disse Gustavo Mendes, gerente de medicamentos da Anvisa.

A Anvisa informou também que a Pfizer concordou em informar dados adicionais de eficácia, imunogenicidade (capacidade da vacina de gerar resposta imune) e segurança da dose de reforço.

“O benefício-risco do uso da terceira dose é positivo a depender do contexto epidemiológico da pandemia no país, tendência de queda da efetividade da vacina, e deve considerar os dados limitados de segurança disponíveis”, afirmou a Anvisa durante a reunião.

Assim, a 3ª dose ficará restrita ao público maior de 18 anos. “As doses de reforço não são recomendadas para os menores de 18 anos. As evidências disponíveis no momento apontam que o benefício da dose adicional pode ser pequeno para esse grupo”, afirmou Meiruze Freitas, relatora e responsável pela Segunda Diretoria da Anvisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.