: Entregas 2021 Sanesul Governo

No Amapá, Bolsonaro lança projeto que leva fibra ótica a 1 milhão de pessoas

'O lançamento desse cabo submerso que vai conectar toda a região Norte do Brasil, vai trazer internet para todos vocês', disse

14/01/2022 18h04
Por: Redação
Fonte: Revista Oeste
148

O presidente Jair Bolsonaro participou nesta sexta-feira, 14, de uma visita técnica para acompanhar o lançamento de um projeto para implantar cabos de fibra ótica entre os municípios de Macapá, no Amapá, e Santarém, no Pará.

A perspectiva é que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com a fibra ótica. O cabo vai passar também pelos municípios paraenses de Alemquer, Almeirim e Monte Alegre.

“O lançamento desse cabo submerso que vai conectar toda a região Norte do Brasil, vai trazer internet para todos vocês”, disse Bolsonaro.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, também estavam presentes.

Bolsonaro ainda estava acompanhado do governador Waldez Góes (PDT), do prefeito de Macapá Dr. Furlan (Cidadania), e de deputados e senadores, entre eles, Davi Alcoumbre (DEM), principal articulador político da obra no Amapá.

A chamada “Infovia 00” faz parte do Programa Norte Conectado, uma ação para levar internet de alta velocidade a comunidades da região que ainda não dispõem do serviço.

Serão instalados pontos de acesso wi-fi gratuito em praças desses municípios e a internet também será disponibilizada, nessa etapa, para 86 instituições de ensino, saúde e segurança pública.

O lançamento subfluvial da rede ocorre em janeiro por se tratar da época do ano em que o leito do rio está mais propício para este tipo de serviço.

Os cabos são transportados em uma espécie de balsa, erguidos por um guindaste e depois colocados em uma estrutura que vai depositá-los no leito dos rios. No total, serão lançados 770 km de fios.

Os cabos de fibra vão se ligar ao linhão de energia elétrica de Tucuruí, no Amapá, e ao linhão da Eletronorte, em Santarém. O custo estimado é de R$ 94 milhões e a previsão é que a implantação da fibra ótica termine no final de março.

A implantação da Infovia 00 é a primeira etapa do programa, que integra o Programa Amazônia Integrada Sustentável, voltado para a implantação rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da Região Amazônica.

No total, serão mais de 12 mil km de fibra ótica implantadas nos leitos dos rios da Amazônia e atendendo 58 municípios de seis Estados da região (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.