APP transportador - Estado

Veja como Lula contribuiu para a subida de preços dos combustíveis no Brasil

13/05/2022 08h59
Por: Redação
Fonte: terrabrasilnoticias
78

A esquerda comprou a gasolina como bandeira a ser levantada contra o presidente Jair Bolsonaro, mas pouco lembra do que O ex-presidiário, Lula, fez para chegar a essa situação. O petista foi quem autorizou o processo de capitalização da Petrobras. A transação previa gastos de 224 bilhões de dólares entre 2010 e 2014 e deve permitir dobrar a produção diária de 2 milhões de barris – e o pagamento à União pela cessão de áreas do pré-sal.

De acordo com o projeto de lei sancionada, a União – que é dona das reservas e controladora da estatal – cedeu à Petrobras até 5 bilhões de barris de petróleo e gás natural em áreas ainda não concedidas do pré-sal.

O PL também abriu caminho para o governo ampliar sua participação no controle da petrolífera. A União teria como subscrever ações do capital da Petrobras, na oferta pública programada para setembro, e integralizá-las com títulos públicos. A depender de critérios que ainda serão estabelecidos pelo Ministério da Fazenda, o governo poderá emitir os referidos papéis, precificados a valor de mercado. Em resumo, a operação permitirá à União trocar, de forma indireta, os barris por ações da Petrobras.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.