UEMS - MARÇO - PANTANAL TECH

NÃO ARRISQUE: saiba quais são os materiais que você deve evitar colocar no micro-ondas

10/06/2024 11h01
Por: Redação
Fonte: Terra Brasil Noticias
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

O micro-ondas é um aliado essencial na cozinha, economizando tempo e facilitando a vida de quem não é adepto das práticas culinárias. No entanto, sempre surgem dúvidas sobre seus impactos na saúde. Afinal, o micro-ondas faz mal?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não, desde que seja utilizado corretamente. No entanto, existem produtos que não devem ser colocados no interior do aparelho, pois comprometem seu funcionamento e podem afetar a saúde.

Aqui estão alguns itens que você deve evitar no micro-ondas:

  1. Recipientes de Metal:
    • O metal reflete as ondas de micro-ondas, podendo causar faíscas e incêndios. Nunca coloque panelas, talheres, papel alumínio ou papel-manteiga com revestimento metálico no micro-ondas.
  2. Recipientes de Isopor (Poliestireno Expandido):
    • O isopor pode derreter no micro-ondas, liberando substâncias químicas nocivas. Opte por recipientes de vidro, cerâmica ou plástico resistente.
  3. Recipientes Plásticos Não Seguros:
    • Verifique se os recipientes de plástico têm uma etiqueta indicando que são seguros para uso no micro-ondas. Alguns plásticos liberam substâncias químicas quando aquecidos, o que pode contaminar os alimentos.
  4. Recipientes de Poliestireno:
    • As bandejas de alimentos encontradas no supermercado são feitas principalmente de poliestireno expandido, que corre o risco de derreter ou pegar fogo no micro-ondas.
  5. Sacos de Papel Comum:
    • Sacos de papel de pão ou sacolas comuns não são adequados para uso no micro-ondas, pois podem pegar fogo. Use apenas sacos de papel específicos para micro-ondas, se necessário.
  6. Alimentos Selados Hermeticamente:
    • Recipientes herméticos, como potes de vidro com tampa de rosca, podem criar pressão interna e explodir no micro-ondas. Solte a tampa ou use recipientes não completamente selados.
  7. Embalagens de Alumínio:
    • Alimentos pré-embalados com revestimento de alumínio, como algumas refeições congeladas, não devem ser aquecidos no micro-ondas, a menos que a embalagem indique o contrário.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.