Segunda, 17 de Março de 2025
17°C 32°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Olimpíadas 2024: Brasil é eliminado do hipismo após cavalo sangrar durante prova

Equipe brasileira de hipismo é desclassificada dos Jogos após cavalo de Pedro Veniss sofrer ferimento; país já havia enfrentado eliminação similar na Rio-2016

Redação
Por: Redação Fonte: correiodoestado
01/08/2024 às 11h02
Olimpíadas 2024: Brasil é eliminado do hipismo após cavalo sangrar durante prova
Olimpíadas 2024: Brasil é eliminado do hipismo após cavalo sangrar durante prova - Foto: Luis Ruas / CBH

Candidata a medalha na Olimpíada de Paris, a equipe brasileira de saltos do hipismo foi desclassificada após o cavalo montado por Pedro Veniss apresentar sangramento durante as eliminatórias nesta quinta-feira (1º).

Pedro Veniss foi o primeiro brasileiro a competir na pista montada no Palácio de Versalhes, completando o percurso sem penalizações. No entanto, o uso das esporas pelo atleta causou um ferimento no cavalo Nimrod de Muze.

Imagens mostram Veniss passando a mão na barriga do animal após a prova. Na sequência, a inspeção veterinária em Nimrod de Muze revelou um sangramento, levando à desclassificação do Brasil, que já havia conquistado duas medalhas de bronze por equipes em Olimpíadas (Atlanta-1996 e Sydney-2000).

O regulamento da Olimpíada estipula que qualquer tipo de ferimento causado ao animal durante o percurso resulta em eliminação. Nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil foi desclassificado pelo mesmo motivo.

Antes do anúncio da desclassificação, Stephan de Freitas Barcha, com Primavera, completou o percurso com uma falta. Rodrigo Pessoa, campeão olímpico individual em Atenas-2004, não teve a oportunidade de competir com Major Tom.

A punição a Pedro Veniss também se aplica à categoria individual. Assim, o Brasil será representado por Stephan de Freitas Barcha, Rodrigo Pessoa e Yuri Mansur.

Lenium - Criar site de notícias