O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques conquistou nesta sexta-feira, em Paris, a medalha de bronze na prova dos 5 mil metros de atletismo nos Jogos Paralímpicos. O destaque da disputa foi o também brasileiro Júlio César dos Santos, vencedor e dono do novo recorde mundial.
Júlio terminou a prova com o tempo de 14m48s85. Kenya Karasawa, do Japão, ficou em segundo lugar e completou o pódio. Yeltsin fechou a prova com o tempo de 14m52s61.
Essa é a terceira medalha dos jogos na carreira de Yeltsin. Em Tóquio, há três anos, ele faturou duas medalhas de ouro. Também conta com três ouros em Jogos Parapan-americanos e uma prata e um bronze em Mundiais.
Mato Grosso do Sul ainda conta no atletismo com Gabriela Mendonça e Paulo Henrique dos Reis. Érika Cheres, Kelly Kethyllin brigam por medalhas no judô. Fernando Rufino e Débora Benevides estão na prova de canoagem.
O Brasil viajou para a França com 280 brasileiros entre os 4,4 mil participantes em 22 modalidades. O quadro de medalhas brasileiro tem cinco pódios, com dois ouros, uma prata e dois bronzes.