A frente fria finalmente chegou a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (26). O cenário que era de onda de calor mudou para neblina e chuva, especialmente na região sul em Ponta Porã, e no Pantanal de Corumbá e Miranda. Em Campo Grande, não houve volume significativo de chuva até o momento.
Na Capital, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 0,4 mm na estação automática. A temperatura também caiu 10ºC, saindo de 33ºC para 23ºC. A umidade do ar subiu para 77%.
Em Ponta Porã, o cenário (como é possível ver na foto acima e no vídeo) está com muita neblina. A umidade relativa do ar está em 95% conforme o Inmet e caiu uma chuva fraca na região.
Ainda na região sul, Dourados teve uma chuva fraca no sul da cidade. Dados da Embrapa Agropecuária Oeste, foram 2,4 mm de volume de chuva.
Corumbá teve chuva na região da Nhecolândia e no Porto Geral (na zona urbana). No vídeo registrado em fazenda, é possível ver até água escorrendo pela estrada. Porém, na cidade, o fotógrafo Luiz Felipe da Silva Vieira relatou que teve uma "chuvinha rápida" por volta das 12h.
Ainda no Pantanal, Miranda teve queda na temperatura de 9ºC, saindo de 32ºC para 23ºC. Conforme a estação do Inmet, foram pouco mais de 5 mm de chuva. Aquidauana também marcou cerca de 2 mm.
Enquanto isso, na região norte de Mato Grosso do Sul e leste, a chuva ainda não deu o "ar da graça". Paranaíba, por exemplo, marcou máxima de 41ºC nesta quinta-feira. Três Lagoas teve 39,6ºC.
Para esta sexta-feira (27), a chance é de chuva para maior parte de Mato Grosso do Sul. O Estado tem a vigência de dois avisos meteorológicos de tempestade. Um deles tem vigência até as 9h e prevê chuva de até 50 mm/dia e ventos de 60 km/h para municípios na faixa do Pantanal, centro e leste. São 37 municípios afetados.
O outro é de perigo e abrange a faixa de fronteira com a Bolívia e Paraguai e prevê queda de granizo, ventos de até 100 km/h e chuva de até 100 mm/dia. Ambos foram emitidos pelo Inmet (instituto Nacional de Meteorologia) nesta quinta-feira.
As dicas são em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Mato Grosso do Sul tem cinco alertas meteorológicos vigentes (Foto: Reprodução)