TODOS POR ELAS - ESTADO - SETEMBRO

Direita tem 31% e esquerda 16%, mas maioria se declara ‘neutra’ em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul ainda é o quinto estado do Brasil com a maior parcela de eleitores de esquerda

30/09/2024 09h05
Por: Redação
Fonte: Midiamax
Movimento no centro de Campo Grande. Imagem ilustrativa. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)
Movimento no centro de Campo Grande. Imagem ilustrativa. (Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax)

Mato Grosso do Sul está em quinto lugar no ranking nacional dos estados com mais pessoas que se declararam com posicionamento político de esquerda. Contudo, quase metade da população sul-mato-grossense não tem posicionamento político.

✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A pesquisa “Panorama Político 2024”, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, ouviu 21.808 brasileiros por telefone entre 5 e 28 de junho. 

Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram a lista com populações com posicionamento político de esquerda, com 18%. Em seguida vem o Ceará, com 17%. Já Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo concentram 16%. 


Contudo, mais de um terço da população (38%) de Mato Grosso do Sul não se declarou nem de esquerda, direita ou centro. Os declarados de direita são 31%, enquanto os de centro são 8%. Outros 7% responderam que não sabiam ou preferiram não responder. 

O panorama em Mato Grosso do Sul é semelhante ao cenário nacional, em que a maioria dos eleitores não está tão preocupada com ideologia política. 

Quase metade dos brasileiros (40%) afirma que não se considera nem de esquerda, nem de direita e nem de centro, enquanto outros 11% declararam se considerar de centro. 

Outros 6% preferiram não responder ou não sabem. Já 15% se declararam como de esquerda e outros 29% de direita. 


Raça, gênero e religião
A pesquisa também traz dados sobre o posicionamento político dos brasileiros com recortes de raça, gênero e religião. 

Entre pessoas brancas e amarelas, 15% se declaram como de esquerda, 34% de direita e 12% de centro. Já entre pretos, pardos e indígenas, 14% são de esquerda, 26% de direita e 9% de centro. 

Já no posicionamento político por sexo, 34% dos homens se declaram de direita, 12% de centro e 15% de esquerda. Já as mulheres, 14% se dizem de esquerda, 24% de direita e 9% de centro. 



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.