Mato Grosso do Sul está em quinto lugar no ranking nacional dos estados com mais pessoas que se declararam com posicionamento político de esquerda. Contudo, quase metade da população sul-mato-grossense não tem posicionamento político.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
A pesquisa “Panorama Político 2024”, realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, ouviu 21.808 brasileiros por telefone entre 5 e 28 de junho.
Pernambuco e Rio Grande do Norte lideram a lista com populações com posicionamento político de esquerda, com 18%. Em seguida vem o Ceará, com 17%. Já Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo concentram 16%.
Contudo, mais de um terço da população (38%) de Mato Grosso do Sul não se declarou nem de esquerda, direita ou centro. Os declarados de direita são 31%, enquanto os de centro são 8%. Outros 7% responderam que não sabiam ou preferiram não responder.
O panorama em Mato Grosso do Sul é semelhante ao cenário nacional, em que a maioria dos eleitores não está tão preocupada com ideologia política.
Quase metade dos brasileiros (40%) afirma que não se considera nem de esquerda, nem de direita e nem de centro, enquanto outros 11% declararam se considerar de centro.
Outros 6% preferiram não responder ou não sabem. Já 15% se declararam como de esquerda e outros 29% de direita.
Raça, gênero e religião
A pesquisa também traz dados sobre o posicionamento político dos brasileiros com recortes de raça, gênero e religião.
Entre pessoas brancas e amarelas, 15% se declaram como de esquerda, 34% de direita e 12% de centro. Já entre pretos, pardos e indígenas, 14% são de esquerda, 26% de direita e 9% de centro.
Já no posicionamento político por sexo, 34% dos homens se declaram de direita, 12% de centro e 15% de esquerda. Já as mulheres, 14% se dizem de esquerda, 24% de direita e 9% de centro.