Quinta, 24 de Abril de 2025
17°C 20°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

EUA realizam ataques militares contra terroristas Houthis no Iêmen

Frases como 'Morte aos Judeus', 'Morte aos EUA' e 'Vitória do Islã' integram o portfólio da organização

Redação
Por: Redação Fonte: Revista Oeste
16/03/2025 às 08h23
EUA realizam ataques militares contra terroristas Houthis no Iêmen
O gabinete político dos Houthis classifica a ação norte-americana como ‘um crime de guerra’ | Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou ataques contra terroristas Houthis no Iêmen neste sábado, 15. O grupo, de origem islâmica, é um antigo adversário da política norte-americana.

As operações deixaram ao menos 31 mortos e 101 feridos ao longo do dia, segundo dados do Ministério da Saúde, controlado pelos Houthis. De acordo com o jornal The Washington Post, Trump determinou ataques a radares, locais de defesa aérea e pontos de lançamento de drones.

“Nossos bravos combatentes estão agora realizando ataques aéreos contra as bases terroristas, líderes e defesas de mísseis para proteger os ativos marítimos, aéreos e navais americanos e para restaurar a liberdade de navegação”, escreveu o republicano em sua rede social.

Trump também ameaçou o Irã, dizendo que os EUA não serão “gentis” caso o país continue fornecendo apoio à organização.

O gabinete político dos Houthis classifica a ação norte-americana como “um crime de guerra”. O grupo afirma que as “forças armadas iemenitas estão totalmente preparadas para responder à escalada com escalada”.

Houthis e o ódio aos judeus

Liderada por Houssein al Houthi, a organização surgiu em 1990 com o objetivo de combater o governo do então presidente Ali Abdullah Saleh. Além disso, é dissidente da cultura e da política de países como os Estados Unidos e Israel.

Frases como “Morte aos EUA”, “Morte a Israel”, “Maldição sobre os judeus” e “Vitória ao Islã” integram o portfólio terrorista dos Houthis.

Aliados do Irã, os Houthis anunciaram, nas últimas semanas, a retomada dos planos para ofensivas militares contra navios israelenses nos mares Vermelho e Arábico.

Desde 2023, a organização realizou mais de 100 ataques contra embarcações israelenses em solidariedade aos palestinos da Faixa de Gaza.

Lenium - Criar site de notícias