Quinta, 24 de Abril de 2025
17°C 20°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Prefeitos de MS se reúnem com direção-geral da Itaipu no Paraná

Gestão de resíduos sólidos esteve entre as pautas abordadas, já que tem impacto direto no reservatório da Itaipu

Redação
Por: Redação Fonte: Midiamax
17/03/2025 às 18h21
Prefeitos de MS se reúnem com direção-geral da Itaipu no Paraná
Visita técnica levou os prefeitos até a usina (Divulgação, Itaipu)

Os prefeitos representantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do ) se reuniram nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Paraná. Ao todo, 14 prefeitos ou representantes participaram da reunião e também de visita técnica à usina.

A pauta da reunião teve a discussão de estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional. Participaram do encontro representantes dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, , Sete Quedas e .

Execução de convênios dentro do devido prazo e a colaboração na gestão de resíduos sólidos também estiveram em discussão. Segundo Verri, a reunião representou “um reforço da parceria da Itaipu com esses municípios”.

O diretor ressaltou o papel dos municípios na gestão desses resíduos, que impactam o reservatório. Também tratou da necessidade de manter uma relação constante, para garantir a preservação ambiental.

Itaipu Mais que Energia

Durante a reunião, Luciano Inacio, da assistência da Diretoria de Coordenação da Itaipu, respondeu às dúvidas referentes aos prazos e execuções do edital Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Alguns prefeitos estão assumindo o cargo pela primeira vez e estão se inteirando dos temas.

O programa Itaipu Mais que Energia é uma iniciativa da binacional, que, desde 2023, abrange diversas ações voltadas para a preservação ambiental, apoio a projetos sociais e desenvolvimento regional sustentável.

Cada município pode ter acesso em média a R$ 2 milhões após ter elaborado um projeto, analisado pela Caixa Econômica Federal, e publicado edital.

Investimentos

O presidente do Conisul, Rogério de Sousa Torquete, ressaltou a inclusão de 35 municípios de Mato Grosso do Sul viabilizado pelo Edital 1 do programa. “Para nós, essa parceria foi como ganhar na “, declarou o Torquete.

Ele explicou que os municípios enfrentam dificuldades financeiras, com a maioria das receitas destinadas à saúde, educação e folha de pagamento, o que limita investimentos em infraestrutura e sustentabilidade. Por isso, o apoio da Itaipu pode ser direcionado para projetos como pavimentação de estradas e gestão de resíduos sólidos.

Torquete, que é  de Tacuru, menciona os avanços em infraestrutura rural. “A adequação de estradas, construção de curvas de nível e recuperação de nascentes têm contribuído diretamente para evitar erosões e melhorar a qualidade de vida da população”, diz.

Lenium - Criar site de notícias