O Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil) anunciou que a partir desta quinta-feira (17), semanalmente, os profissionais devem atuar em operação-padrão tanto nas aduanas como nas unidades de atendimento da Receita Federal.
Em Mato Grosso do Sul, há aduanas nos municípios de Corumbá, Mundo Novo e Ponta Porã, assim como a delegacia da Receita Federal, localizada em Campo Grande, e unidades de atendimento em diversos municípios do interior.
A categoria aprovou a realização de paralisações e operações padrão semanais (às quintas-feiras) em todo o país, impactando áreas como fiscalização, cobrança, orientação tributária (inclusive entrega do IRPF), controle aduaneiro, comércio exterior e combate a crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas em portos, aeroportos e fronteiras.
Segundo o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, a medida é motivada pelo descumprimento de um acordo pelo MGI (Ministério da Gestão e Inovação) em relação ao reajuste salarial e outras reivindicações dos mais de seis mil analistas-tributários.
Ele ressalta a busca por diálogo, mas adverte que a mobilização pode se intensificar caso a postura do governo persista. Freitas enfatiza que a categoria está unida na luta por seus direitos e pela negociação.
Tributos Internos:
Aduana e controle do comércio exterior: