Quinta, 24 de Abril de 2025
17°C 20°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Glauber Braga quer ‘cassação para os outros, justiça para mim’, diz vereador de Curitiba

Guilherme Kilter mostra que deputado do Psol fez campanha para cassar mandato de 11 rivais; família Bolsonaro foi alvo

Redação
Por: Redação Fonte: Revista Oeste
15/04/2025 às 19h42
Glauber Braga quer ‘cassação para os outros, justiça para mim’, diz vereador de Curitiba
Glauber Braga sobre o colchão instalado no piso da Câmara: deputado do Psol coleciona lista de pedidos e apoio à cassação de diversos rivais | Foto: Reprodução/Twitter/X

O vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) usou as redes sociais nesta terça-feira, 15, para mostrar principalmente que o deputado federal do Psol Glauber Braga (RJ) protesta contra a sua cassação, mas, no passado, fez campanha pela suspensão do mandato de pelo menos 11 adversários políticos. Sob o título ‘Glauber Braga: cassação para os outros, justiça para mim!’, a mensagem descreve sobretudo cada uma das campanhas que o socialista mobilizou no Congresso.

A primeira da lista refere-se a um pedido de cassação para o então deputado Eduardo Cunha (MDB/RJ), em 2016. Neste caso, o partido do qual Braga faz parte protocolou uma representação no Conselho de Ética da Câmara. A instância é a mesma que aprovou, na quarta-feira 9, o relatório favorável à cassação do psolista. A decisão cabe assim ao plenário. Braga responde por agressão a um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), em abril de 2024.

Braga: um pedido a cada ano

O processo levou Braga a protestar com uma greve de fome que começou na mesma data em que houve a recomendação do Conselho de Ética. Nesta segunda-feira, 14, aliados do parlamentar diziam que ele já manifestava sinais de fraqueza por falta de alimentação. Braga, porém, continua dormindo dentro da Câmara.

Depois de Cunha, informa o vereador Kilter, Braga pediu a cassação do mandato do então senador Aécio Neves (PSDB/MG), em 2017. Somente em 2018, quando Bolsonaro foi eleito, Braga não se movimentou. Sua sede por requerimentos para afastar rivais no Congresso continuou em 2019. Naquele ano, o alvo foi o deputado Eduardo Bolsonaro (PL). Braga manteve a obsessão por atacar a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em em 2020, solicitou a suspensão do senador Flávio Bolsonaro (PL).

A cruzada contra os Bolsonaro prosseguiu em 2021. Na mira de Glauber Braga entrou o então presidente da República. À época, o socialista postou nas redes sociais a frase “a cassação está cada vez mais perto”. O parlamentar adicionou o comentário de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes reunia provas que poderiam resultar na perda da cadeira de presidente da República.

Damares, Moro e Dallagnol na lista

O deputado Arthur do Val (MBL/SP) e a deputada Carla Zambelli (PL/SP entrarem no rol de requerimentos do Psol em 2022. No ano seguinte, os alvos foram a senadora Damares Alves (Republicanos/DF), o senador Sérgio Moro (União/PR) e o deputado (agora cassado) Deltan Dallagnol (Novo/PR). Em 2024, sua última cartada foi contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Depois de relatar a sequência de pedidos de cassação, Kilter termina a mensagem dizendo que Braga foi “devidamente cassado por falta de decoro”. E escreve para o psolista: “Ex-deputado Glauber Braga, como você mesmo disse: ‘Adiós. Chora mais’”.

Lenium - Criar site de notícias