Terça, 20 de Maio de 2025
17°C 28°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Papa Leão XIV já esteve no Brasil e tinha nova viagem programada, diz CNBB

Redação
Por: Redação Fonte: Gazeta do Povo
08/05/2025 às 17h35
Papa Leão XIV já esteve no Brasil e tinha nova viagem programada, diz CNBB
CNBB disse que o novo papa, Leão XIV, conhece o Brasil e tem um “carinho” muito grande pelo país. Leia na Gazeta do Povo. (Foto: EFE/EPA/Fabio Frustaci)

O novo papa, Leão XIV, tinha uma viagem programada ao Brasil para participar de um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, relatou nesta quinta-feira (8) que o então cardeal Prevost aceitou “imediatamente” o convite para a visita ao país.

“Gostaria de destacar que, o então cardeal Prevost, já estava com as passagens compradas [para o Brasil], porque estaria aqui na semana passada na nossa assembleia geral para pregar o retiro a todos os bispos do Brasil”, disse Dom Ricardo em coletiva de imprensa após o anúncio do novo papa.

A assembleia estava prevista para acontecer entre 30 abril e 9 de maio, mas foi suspensa com a morte do papa Francisco. Ele destacou que todo ano um pregador é escolhido para participar do retiro realizado em Aparecida (SP). Em fevereiro deste ano, a cúpula da CNBB visitou o cardeal Prevost, que atuava como prefeito do Dicastério para os Bispos, e o convidou para o evento.

“Ele aceitou de muito grado. A partir disso, já estava programando [a viagem], inclusive, já tinha provavelmente as meditações feitas. Vamos ver se a gente consegue resgatar com ele as meditações para nosso retiro. Isso nos alegra, porque ele tem um carinho pelo Brasil, um amor muito grande pelo Brasil”, afirmou Dom Ricardo.

“Ele nos conhece profundamente. Para nós é um grande presente para o episcopado do Brasil. O papa Leão XIV conhece o Brasil e com certeza teremos todo apoio dele naquilo que faz parte do nosso trabalho pastoral”, ressaltou.

Segundo Dom Ricardo, o novo papa esteve duas vezes no Brasil, em 2012 e 2013, como padre geral dos agostinianos, pois há muitos membros da ordem no país.

Robert Francis Prevost foi eleito o novo papa da Igreja Católica com o nome de pontificado Leão XIV nesta quinta-feira (8). Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, ele tem posições próximas às do papa Francisco. O papa passou muitos anos como missionário no Peru antes de ser eleito superior geral dos agostinianos por dois mandatos consecutivos.

Lenium - Criar site de notícias