Quinta, 10 de Julho de 2025
11°C 24°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Lavouras vencem sensação térmica de 0°C e geada na primeira onda de frio em MS

Embrapa garante que geada não prejudicou plantações

Redação
Por: Redação Fonte: Midiamax
30/05/2025 às 18h04
Lavouras vencem sensação térmica de 0°C e geada na primeira onda de frio em MS
Geada em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação Embrapa)

Para alívio dos agricultores de Mato Grosso do Sul, as plantações resistiram à primeira onda de frio que fez com que as temperaturas despencassem e a sensação térmica chegasse a 0°C nesta sexta-feira (30), na região sul do Estado.

Nesta madrugada, considerada a mais fria do ano, as estações agrometeorológicas do Guia Clima, localizadas na Embrapa Agropecuária Oeste, em , registraram temperaturas bastante baixas. Em Dourados, os termômetros marcaram 3,3 °C.

Em  a temperatura foi ainda menor: 1,5°C. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o município registrou sensação térmica de 0,7°C.

Com temperaturas bastante baixas, houve registros de geada. Em Rio Brilhante, uma camada de gelo cobriu a vegetação. No entanto, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, garante que o fenômeno não prejudicou as lavouras. “não houve relatos de risco de danos no milho”, reforça.

Embora não tenha registro de danos provocados pela geada, a situação preocupa. “Ainda é muito cedo para mensurar o real impacto sobre a produção, já que os efeitos do frio extremo levam alguns dias para se manifestar completamente nas plantas”, observa o pesquisador Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas.

Equipes técnicas da Embrapa mantém o acompanhamento das áreas atingidas a fim de analisar as condições das áreas.

Frio em Mato Grosso do Sul

o frio continua por mais alguns dias, porém, em menor intensidade. Ao longo do fim de semana, as temperaturas estarão em elevação, com máximas previstas entre 24 e 27°C, especialmente nas regiões norte e nordeste do Estado.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a partir desta sexta-feira (30) e o próximo domingo (1°), o tempo estará estável e seco, devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.

Lenium - Criar site de notícias