Quarta, 18 de Junho de 2025
16°C 26°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

Grupo especializado em roubo de aeronaves é alvo de operação em MS

Criminosos atuavam nas regiões de fronteira com a Bolívia e o Paraguai

Redação
Por: Redação Fonte: Midiamax
06/06/2025 às 17h37
Grupo especializado em roubo de aeronaves é alvo de operação em MS
Policiais federais durante cumprimento dos mandados em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Tocantins. (Reprodução: PF)

Organização criminosa especializada em roubo de aeronaves é alvo da Operação Proa Clandestina, deflagrada pela PF (Polícia Federal) em , a 225 quilômetros de , nesta sexta-feira (6).

As investigações se iniciaram após uma aeronave ser roubada em fevereiro de 2024 em um aeroporto privado na cidade de Nova Ubiratã, em Mato Grosso. Na ocasião, uma outra aeronave ficou danificada.

Segundo a PF, as aeronaves haviam sido apreendidas anteriormente na Operação Tuup em março de 2022, que visava combater crimes relacionados ao tráfico de drogas. As aeronaves estavam sob custódia judicial e em processo de leilão na mesma semana do roubo.

Assim, foi descoberto que os criminosos mantinham uma estrutura voltada à aquisição, preparação e manutenção de aeronaves destinadas ao transporte de cocaína, atuando na  com a Bolívia e o .

Com as investigações, foi deflagrada a Operação Proa Clandestina nesta sexta-feira (6), visando desarticular a organização criminosa. Além do roubo das aeronaves, eles são investigados por tráfico internacional de drogas por via aérea e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão, além de medidas de  e arresto de bens e bloqueio de contas bancárias, no limite de R$ 4,2 milhões, na cidade sul-mato-grossense e nos municípios de Sinop, Matupá, Guarantã do Norte e Nova Ubiratã, em Mato Grosso. Também, foram cumpridos mandados em Palmas e Porto Nacional, no Tocantins.

Lenium - Criar site de notícias