Quarta, 18 de Junho de 2025
16°C 26°C
Ponta Porã, MS
Publicidade

'Acabou o show': Israel intercepta barco que ia a Gaza com brasileiro e Greta Thunberg

Chamada de 'iate selfie', embarcação foi direcionada com segurança à costa israelense

Redação
Por: Redação Fonte: Revista Oeste
09/06/2025 às 09h59
'Acabou o show': Israel intercepta barco que ia a Gaza com brasileiro e Greta Thunberg
Militante Greta Thunberg é interceptada por Israel ao tentar ir a Gaza | Foto: Divulgação/Israel

A interceptação de um barco por parte das forças de Israel interrompeu a tentativa de 12 militantes, entre eles o brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg, de chegarem à Faixa de Gaza na noite deste domingo, 8.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou que interceptou a embarcação, a qual chamou de “iate selfie“, e que todos os passageiros estavam bem. Eles receberam sanduíches e água. “O show acabou”, postou o ministério do governo de Benjamin Netanyahu.

“Todos os passageiros do ‘iate das selfies’ estão seguros e ilesos”, informou a pasta, na rede social X. “Foram providenciados sanduíches e água para eles. O espetáculo acabou.”

Pedidos dos militantes, e posição do Brasil sobre Israel

Enquanto ainda estavam a bordo, os militantes enviaram mensagens em que pediram que seus respectivos governos agissem rapidamente diante do risco de prisão e deportação. Thiago Ávila, único brasileiro no grupo, afirmou esperar que o governo brasileiro atuasse para libertá-lo e rompesse relações diplomáticas com Israel, caso ele fosse detido.

“Cobrem o Itamaraty, os parlamentares, todas as figuras públicas”, disse Lara, mulher de Ávila. “Nós precisamos trazer o Thiago de volta, precisamos trazer todos de volta para suas casas.”

Greta Thunberg também se manifestou. Ela disse que o grupo foi “interceptado e sequestrado em águas internacionais” e solicitou ação imediata do governo sueco para garantir a libertação dos ativistas.

Na manhã desta segunda-feira, 9, o Itamaraty se posicionou em nota em que informou que acompanha “com atenção” a interceptação, pela Marinha israelense, da embarcação Madleen.

“Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”, escreveu o Itamaraty. “Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante. As Embaixadas na região estão sob alerta para, caso necessário, prestar a assistência consular cabível, em consonância com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.”

Lenium - Criar site de notícias