É falsa a informação de que as Forças Armadas estão realizando convocação pré-militar no Centro de Campo Grande. A mensagem circula em grupos de WhatsApp é, na verdade, um projeto social para a carreira militar, com atendimento na tarde desta terça-feira (10).
Trata-se, portanto, de um curso particular e preparatório para as carreiras. No entanto, segundo a mensagem, os interessados podem ingressar na Aeronáutica, Marinha, Exército, Bombeiro e Polícia Militar. Além disso, a falsa convocação exige a entrega de documentos pessoais e a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Conforme a assessoria de imprensa do CMO (Comando Militar do Oeste), a ação não tem envolvimento da corporação. “Não existe convênio e não representam a instituição”, descreve o comunicado. Também trata-se de corporações diferentes, com seleções e editais distintos.
Fique alerta com projetos que descrevem ações sociais, mas que, na verdade, tratam-se da venda de cursos pagos. No ano passado, o Jornal Midiamax divulgou a denúncia de pais sobre o “Bombeirinhos do Futuro”, que em sua página na internet afirma oferecer cursos para crianças sobre “ensino militar”. Eles afirmam ter tido prejuízo de cerca de R$ 700 cada um por aulas que eram adiadas constantemente.
Na época, a reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, questionando sobre o uso do nome da corporação em cursos e também qual é o real projeto feito com as crianças. Segundo a assessoria de imprensa, o único projeto envolvendo os militares se chama “Bombeiros do Amanhã”.