Depois de participar da Cúpula do Mercosul em Buenos Aires, na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no Rio de Janeiro (RJ) nesta quinta-feira, 3, às 18h30, e optou por não seguir para Brasília, a capital federal. Com o retorno, Lula acumula 117 dias fora do Brasil desde o início do seu terceiro mandato, iniciado em janeiro de 2023.
O petista foi ao país vizinho na última quarta-feira, 2, e permaneceu até o dia seguinte. A escolha pela permanência no Rio tem relação com a próxima cúpula do Brics, que vai ocorrer na cidade nos dias 6 e 7 de julho.
Durante o evento do Mercosul, o presidente brasileiro enfatizou a importância do bloco para proteger seus integrantes de conflitos comerciais. A postura contraria a ideia do argentino Javier Milei, que sugeriu uma possível saída do país do grupo, ao afirmar ter optado pelo “caminho da liberdade”.
No mesmo período em Buenos Aires, Lula se encontrou com a ex-presidente Cristina Kirchner, atualmente em prisão domiciliar. Ela foi condenada por desvio de recursos públicos. O Judiciário da Argentina autorizou a reunião.
O petista declarou ser amigo de Kirchner e destacou que foi “prestar sua solidariedade”. Lula também defendeu a liberdade da ex-líder argentina e apareceu em fotos com um cartaz escrito “Cristina livre”.